17 de maio de 2013

ARTIGO - Acesso à internet cresce, mas ainda é lenta

Rondônia ocupa a décima quarta posição no ranking dos estados onde o acesso à internet mais cresceu nos últimos anos. Essa posição é resultado de um levantamento produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). O trabalho revelou que o uso da tecnologia apresentou um salto nas famílias de baixa renda, no entanto, esse crescimento aconteceu sem qualidade.
Segundo a pesquisa, os percentuais de internautas aumentaram em todas as classes de rendimento mensal domiciliar per capita, especialmente nas mais baixas: no grupo sem rendimento e com até ¼ de salário mínimo, o percentual de pessoas que acessaram a internet aumentou de 3,8% em 2005 para 21,4% em 2011; no grupo de mais de ¼ até metade do salário mínimo, ele foi de 7,8% para 30%, no grupo de ½ a um salário, de 15,8% para 39,5%.
Entre as unidades da Federação, os maiores percentuais de acessos foram registrados no Distrito Federal (71,1%), São Paulo (59,5%) e Rio de Janeiro (54,4%) e os menores no Maranhão (24,1%), Piauí (24,2%) e Pará (30,7%). Rondônia ficou com 42,6%.
O único problema no Norte continua sendo a velocidade da tecnologia. As empresas de telefonia não conseguiram dar conta do recado. Em Rondônia, por exemplo, a tecnologia 3G é uma das piores do Brasil e do outro lado do país as operadoras apostam pesado agora na tecnologia 4G, que será utilizada, de início, nas cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014.

A grande preocupação está focada na transferência de dados, que pode congestionar a transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Todo o universo estará conectado na rede mundial de computadores acompanhando partidas e o Brasil pode decepcionar. Essa semana, empresas de telefonia Claro e Net e decidiram se unir para melhorar a transmissão de dados. O Brasil tem escassez de mão de obra nessa área e, sempre, fica na dependência de tecnologia de outros países para investir em programas de Banda Barga. É preciso mudar esse cenário com maior rapidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário