10 de abril de 2013

Sobrinho, ex-secretários e o Conselho de Ética do PT


Alguém precisa avisar com urgência à militância do Partido dos Trabalhadores (PT) que são gravíssimas as acusações que pesam contra o ex-prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, acusado pelos ministérios públicos Federal e Estadual, de chefiar uma organização criminosa dentro da prefeitura com a finalidade de desviar recursos da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempre).
Roberto Sobrinho teve um pedido de investigação interno arquivado, mas não escapou do Conselho de Ética do PT, acionado com a missão de analisar as denúncias. Além de Roberto Sobrinho, são alvos do Conselho de Ética os ex-secretários Joelcimar Sampaio (Adminstração), Mirian Saldaña (Obras) e Israel Xavier (Planejamento). Todos são militantes do PT. Os membros do Conselho de Ética tem um prazo de 60 dias – que expira no próximo mês, para apresentarem o parecer.
Se a comissão de Ética do PT não tomar as devidas providências, é quase certa a decisão de petistas radicais da Capital de protocolar ações no âmbito da Executiva Nacional. Alguns militantes querem demostrar para a sociedade, e pra própria militância, que apesar de toda a turbulência ocorrida com a prisão de ex-secretários no ano passado, ainda restou alguém preocupada com a ética dentro da PT.
Por outro lado, a prisão de Roberto Sobrinho caiu como um balde de água fria justamente no momento em que a legenda petista tentava se erguer e estruturar sua base política na Capital. Um encontro marcado para o dia 15 serviria para traçar o destino político da legenda nas próximas eleições. Sobrinho surgia nos bastidores como um forte candidato ao Senado ou à Câmara Federal, pretensão essa que foi banida pela Justiça.
O PT, que nas eleições de 2010 apoiou a candidatura de Confúcio Moura (PMDB) ao governo de Rondônia e perdeu em 2012 o comando da capital de Rondônia, decidiu no início do ano deixar o governo e tentaria carreira solo em 2014. A próxima reunião do Conselho de Ética é um bom motivo para legenda repensar seus planos e dar uma resposta que a sociedade almeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário