5 de abril de 2013

Porto Velho vai ganha Zona de Exportação e parque industrial


Porto Velho, Rondônia - O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE) aprovou, na última quarta-feira, a recomendação da proposta de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Porto Velho (RO). O pedido segue agora à sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).
A ZPE será instalada numa área de 2,5 milhões de metros quadrados, dentro do novo complexo portuário de Porto Velho, que será construído a partir do mês de julho em parceria com a iniciativa privada, informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social (Sedes). Para o secretário estadual Sedes, Emerson Castro, a aprovação do projeto que cria a ZPE de Rondônia é considerada uma vitória estratégica ao desenvolvimento do Estado. disse.
O prazo para que a ZPE seja implantada pelo governo é de dois anos. Um dos grandes estímulos para que empresas se instalem na ZPE será a concessão de uma série de incentivos tributários estaduais e federais para indústrias voltadas a exportação. Mas a ZPE permite outras vantagens estratégicas, como a importação de matérias-primas para indústrias de transformação, com isenção de impostos. Conforme Gustavo Fontenele, secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), o governo Federal acompanhará a implantação da ZPE de Rondônia e dará todo suporte necessário. Foi aprovada ainda norma que estabelece a necessidade das propostas de criação de ZPE estarem acompanhadas de pelo menos um projeto industria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário