6 de abril de 2013

Descaso com os povos Cinta Larga na pauta do MPF

Porto Velho, Rondônia - O descaso com o povo indígena Cinta Larga será tema de uma reunião que acontece no próximo dia 16 em Porto Velho na sede do Ministério Público Federal (MPF). Coordenador pelo procurador federal Reginaldo Trindade, e reunião tem como foco buscar soluções emergentes para a povo indígena.

“A situação do Cinta Larga se complicou nos últimos dias por conta da exploração de recursos naturais em suas terras, principalmente na região de Espigão do Oeste e Cacoal”, disse o Trindade durante participação no programa “Mais Rondônia”, apresentado na Rádio Globo AM de Porto Velho. Ele acrescentou que tem cobrado do poder público ações em benefício dos índios, mas os problemas têm persistidos.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Governo Federal, segundo o procurador, tem sido alvos de várias recomendações por parte do MPF de Rondônia. As recomendações, muitas das vezes, se esbarram na falta de orçamento necessário para dar uma atenção maior ao povo Cinta Larga.

No mês passado, a Funai realizou reunião em Brasília para discutir ações no Estado. O Coodenador Regional de Cacoal (RO), Urariwe Suruí, considerou muito positiva a integração alcançada nos trabalhos de grupo e nas plenárias. “Nós conseguimos nos ver no todo e visualizar a dimensão da atuação da Funai. Vamos voltar à Coordenação Regional e trabalhar adequando nossas ações ao novo modelo”. Para ele, o fato de definir os projetos e ações consultando diretamente os coordenadores-gerais de cada área da sede facilita e torna mais ágil a sua execução.

No entanto, a realidade em Rondônia é bem diferente. Segundo apurou o MPF, muitos índios estão passando por necessidade. A comunidade sofre com a falta de alimentos, remédios e tem sido alvo de garimpeiros e madeireiros.

Podem participar da reunião pública autoridades, professores, estudantes, representantes de entidades civis ou religiosas e o interessados devem confirmar a presença até o dia 9 de abril, através dos telefones 69 – 3216 – 0565 ou 0530, por e-mail no endereço: contato@prro.mpf.gov.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário