23 de novembro de 2012

Acir Gurgacz destaca transição política na China

Porto Velho, Rondônia - O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) relatou, nesta sexta-feira (23), sua visita recente à China, para acompanhar o 18º Congresso do Partido Comunista Chinês, como líder do PDT no Senado, integrando uma comitiva de dirigentes e parlamentares do partido.
Ele explicou que o Comitê Permanente do Partido empossou seus novos membros no dia 15 de novembro, tendo Xi Jinping como secretário-geral e chefe militar, que deverá governar o país pelos próximos dez anos. Gurgacz observou que o Comitê é a instância máxima de poder na China e acrescentou que o Partido Comunista e o Governo chinês são a mesma coisa.
O senador ressaltou a relevância da transição de poder na China ter acontecido ao mesmo tempo que os Estados Unidos reelegiam Barack Obama presidente do país norte-americano.
- Diferenças à parte, China e Estados Unidos são as duas maiores economias do mundo, e as transições políticas nesses países, por mais estáveis que sejam, causam reflexos em todo o mundo e são decisivas para rumos na economia global, bem como para a influência de cada país na geopolítica mundial – afirmou o senador.
Gurgacz também disse que chamou sua atenção o esforço do governo Chinês em transmitir a imagem de uma “Nova China”, um país às voltas com o que seria “o início de um processo democrático”.
- Não tenho dúvidas de que, muito em breve, a China irá se tornar a maior economia mundial – observou Gurgacz
Emancipação política
O senador Acir Gurgacz registrou a comemoração, nesta semana, dos 35 anos de emancipação política e administrativa de quatro municípios-pólo do estado de Rondônia: Ji-Paraná (cidade em que reside e onde começou sua vida política, como prefeito), Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.
Também apresentou voto de pesar pelo falecimento do primeiro prefeito de Ji-Paraná, Walter Bártolo, aos 85 anos, no dia 22, data em que a cidade comemorava sua emancipação. O senador contou que Bártolo, era músico e autor do hino do município, foi deputado estadual, diretor de diversos órgãos públicos e secretário de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário