23 de outubro de 2012

Pesquisas apontam vitória de Mauro Nazif


Três institutos de pesquisas apontaram a liderança do candidato Mauro Nazif (PSB) na disputa à Prefeitura de Porto Velho. O primeiro a divulgar a preferência do eleitorado por Nazif foi o Instituto Previsão. Ontem, os institutos Ibope e PRPL Serviços de Consultoria divulgaram a primeira pesquisa após o resultado do primeiro turno e revelaram também a vitória de Nazif no próximo domingo.
De acordo com o Ibope, Mauro tem 48% da preferência do eleitorado e Lindomar Garçon (PV) aparece com 46%. O Ibope entrevistou 602 duas pessoas em Porto Velho. O trabalho foi contratado pela Rede Amazônia de Televisão, emissora afiliada à Rede Globo.
Segundo a pesquisa, 4% do eleitorado afirmou que votaria em branco no próximo domingo e 2% não soube responder. Em se tratando de votos válidos, Nazif saltou para 51%, enquanto Garçon ficou com 49%. Os eleitores foram entrevistados entre os dias 20 e 22 de outubro.
Já o instituto PRPL apontou salto de Nazif de quase 20 pontos à frente do candidato Garçon. O pessebista lidera com 51.7% na pesquisa espontânea, enquanto Garçon 32,6%. Brancos e nulos somaram 7,2% enquanto 1,3% não responderam.
O PRPL fez ainda a seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o sr (a) votaria? Nazif recebeu 52,8% da preferência do eleitorado, enquanto Garçon 31,8%. Branco e nulos somaram 8,2% e o percentual de indeciso chegou a 5,8%.
O Instituto Previsão foi o primeiro a divulgar, no último sábado no Diário, a liderança de Nazif. O candidato apareceu 13 pontos à frente de Garçon. Nazif desponta com 48.76% da intenção de votos contra 35.44% do candidato do Partido Verde. 10.84% dos eleitores que foram entrevistados durante a semana disseram estar indecisos. Já 4.97% afirmaram que vão votar em branco ou pretendem anular o voto. A pesquisa foi realizada nas quatro zonas administrativas da cidade e foram entrevistadas 886 pessoas.
O trabalho foi realizado a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia (Simpi). A margem de erro máxima estimada é de 3% para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 238/2012. (DA REDAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário