23 de outubro de 2012

Nova denúncia contra eleição em Candeias


Candeias, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) recebeu, na última sexta-feira, uma nova representação sobre o processo eleitoral de Candeias do Jamari. Na pauta estão velhas denúncias, já divulgadas pelo Diário em 11 de outubro e que continuam ecoando na mesa do promotor eleitoral do Estado, Marcelo Lima de Oliveira.
Por endosso o novo protocolo documenta que foram repassadas fotografias e filmagens que retratam a utilização de ônibus escolar do município para o transporte de pessoas e material de campanha do atual prefeito e concorrente reeleito ao cargo, Dinho Sousa, ação que é configurada na legislação como uso irregular da máquina pública e abuso de poder econômico.
Além de rememorar o episódio de transporte de urna eleitoral por carro particular e adesivado com propaganda alusiva ao candidato de situação, a nova denúncia também tem anexa um boletim de ocorrência que registra o uso de veículo público no dia do pleito para transporte irregular de eleitor. Trata-se de um Uno placa NCT 9138 que pertence à frota de Candeias do Jamari e que, na ocasião, era conduzido por Rosilene Souza.
O uso de veículos públicos é praxe em dia de eleições, desde que os mesmos tenham clara identificação afixada no para-brisas que comprove a autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a finalidade. De acordo com a guarnição policial que realizou flagrante o carro em questão não tinha autorização para circulação na data do pleito. O depoimento de uma das caronas, Graciane Ferreira, foi determinante para caracterizar o crime eleitoral. Ela atestou que estava sendo levada até a escola Mário Covas, onde iria votar.
O boletim relata ainda que a caminho do registro da ocorrência, Rosilene tentou justificar o uso do veículo afirmando que o mesmo estaria sendo usado para o transporte de pacientes já que a ambulância do local estava sem combustível. Mesmo com o crime configurado por confissão, o policial verificou a ambulância e constatou que a mesma estava abastecida. O fato narrado ocorreu na Linha 45, mesmo local onde as urnas chegaram ao colégio eleitoral em veículo particular e adesivado com campanha alusiva de Dinho Sousa. A ocorrência foi registrada na Superintendência da Polícia Federal e recebida pelo delegado Eduardo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário