4 de outubro de 2012

Ibope divulga nova pesquisa amanhã; Fátima diz que instituto não tem credibilidade em RO


O Ibope divulga nesta sexta-feira, dia 5, nova pesquisa apontando a preferência do eleitorado na corrida à Prefeitura de Porto Velho. O trabalho foi encomendado pela TV Rondônia e registrado no último domingo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Foram entrevistados mais de 600 pessoas. Para a senadora Fátima Cleide, em recente matéria enviada pela assessorias aos jornais, o instituto não tem credibilidade em Rondônia. " Mais uma vez em Rondônia, o IBOPE tenta influenciar os eleitores de nossa região com pesquisas duvidosas e comprovadamente equivocadas", disse a senadora.

Esse Instituto de Pesquisa, de acordo com a petista e candidata a prefeita da Capital, erra de forma grosseira os resultados em nosso Estado a cada eleição e não tem como o TRE intervir por falta de legislação adequada.


Veja o quadro abaixo dos “Erros” grosseiros do Ibope.

Candidato
Previsão IBOP
Resultado  da Eleição
Eleição  Senado 2002
Raupp
40%
18,0%

Expedito Jr.
29%
17,2%
1º turno
Fátima Cleide
25%
19,9%
Candidato
Previsão IBOP
Resultado  da Eleição
Eleição  Prefeito 2004
Mauro
36%
30,84%
1º turno
Roberto
16%
32,03%

Everton
12%
16,8%
  
Candidato
Previsão IBOP
Resultado  da Eleição
Eleição  Governo 2006
Cassol
54%
54,14%
1º turno
Fátima Cleide
19%
25,9%






Candidato
Previsão IBOP
Resultado  da Eleição
Eleição  Governo 2006
Confúcio
29%
44,01%
1º turno
João Cahúla
28%
37,13%





"O Ibope tem um histórico de tentar influenciar o resultado das eleições colocando como verdade suas pesquisas muito estranhas. Os seus números nas eleições de 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010 sempre mostraram um tendência bizarra com resultados muito longe da realidade (veja quadro acima)", disse a petista.

O certo é que nossa população está atenta e tem dado pouco valor ao que esse Instituto vende em Rondônia e que alguns pagam.

Na sexta-feira, o candidato Mário Português entrou na justiça para proibir a veiculação da Pesquisa do Ibope por ela sequer ter considerado o seu nome para um possível segundo turno.

"Depois de alguns dias de conversas múltiplas, o candidato que não aparecia apto a participar de simulações de um possível segundo turno aparece e segundo lugar!!!
O fato foi classificado muito estranho, embora alguns dirigentes partidários tivessem usado termos mais fortes sobre o processo."
A Coligação Juntos Pra Fazer Mais vai entrar na Justiça, ainda no dia hoje, contra o Ibope e seu recorrente desserviço ao processo democrático de nossa Região.
“Nem eu nem o PT nos pautamos pelos resultados de pesquisas. Nosso trabalho deve ser na rua conversando com as pessoas e mostrando por qual motivo nossas propostas são o melhor caminho para Porto Velho. O que vale é a pesquisa do dia da eleição. O que vale é voto verdadeiro, honesto e cidadão. O resto é com a Justiça Eleitoral”, comentou Fátima Cleide na Zona Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário