26 de julho de 2012

Lorival aposta na geração de empregos em Ariquemes


Lorival Amorim disputa Prefeitura de Ariquemes
Porto Velho, Rondônia - O candidato a prefeito de Ariquemes, deputado estadual Lorival Amorim (PMN), diz ser conhecedor profundo dos problemas da cidade e se for eleito, quer tornar o município um centro profissionalizante. Para isso, ele pretende ampliar o número de cursos, firmar parcerias e atrair novas indústrias.
Com 55 anos, Lorival é natural de Conselheiro Pena (MG). Aos 16 anos iniciou a profissional de caminheiro, o que rendeu o prêmio de “Rei do Carreteiro do Brasil”, em Governador Valadares (MG). “Foi transportando carga que conheci Rondônia”, lembra.
Ele chegou em Ariquemes em 1988 atraindo pelo Garimpo Bom Futuro. Trabalhou no garimpo durante um bom tempo e em 1992 começou a investir na pecuária na Linha 45, se tornando pecuarista.
Lorival carrega no currículo ainda  o cargo de presidente eleito e reeleito da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) no período de  2004 a 2007. Foi presidente da Idaron e nas eleições de 2008 disputou pela primeira vez a prefeitura de Ariquemes. Fez 27% dos votos válidos (11.218). Por coincidência, repetiu a mesma votação em 2010, quando se tornou deputado estadual eleito.
Ele encabeça agora a coligação “Compromisso com Ariquemes” formada pelo PMN, PMDB, PHS, PSL, PV, PSC, PTC, PRB, PDT, PSD e PRTB. Tem como vice-prefeito na chapa o professor Enoc (PMDB).

Diário: Por que ser prefeito de Ariquemes?
Lorival: Eu estou preparado para administrar Ariquemes. Hoje o município foi o que mais cresceu no Estado de Rondônia em função da economia diversificada. A região tem como mola propulsora da economia o agronegócio, o setor madeireiro, mineração, produção de carne e leite. É uma produção bastante diversificada.  Ocorre que o governo municipal não conseguiu acompanhar esse crescimento.

Diário: Quais as prioridade para região?
Lorival: Melhorar atendimento da saúde, que hoje não atende a necessidade da população. Faltou a decisão política. Vamos construir vários postos de saúde nos bairros e um novo hospital regional, com mais 200 leitos, oferece aos usuários da saúde atendimento humanizado. Na nova unidade de saúde haverá  atendimento especial aos idosos e crianças e pretendemos reservar uma ala exclusiva para atender no tratamento do câncer, com isso, as pessoas não precisarão se deslocar para outras regiões. Pretendemos reformar e ampliar as unidades de saúde. O que está dando certo, vamos dar sequência.

Diário: A arrecadação de alguns municípios começa a cair. Como administrar com poucos recursos ?
Lorival: Tem que investir na qualificação de mão de obra, principalmente dos jovens. É preciso preparar os jovens ao mercado de trabalho, ampliar as parcerias com o Sistema Esso e faculdades na formação de técnicos. Quero trabalhar no sentido de ampliar o número de vagas nos cursos técnico do Ifro, gratuito e de boa qualidade. A qualificação das pessoas acontecerá na cidade e na zona rural. Com isso, vamos atrair indústria para a região. Nossa ideia é criar um parque industrial e incentivar a vinda de empresas, com incentivos para geração de empregos.

Diário: Quais as metas para educação?
Lorival: Primeiro vamos valoriza e capacitar os professores. O segundo passo é melhorar a estrutura física das escolas com climatização de todas as salas de aula. Vamos ampliar e construir novas escolas, evitando a  superlotação de alunos nas salas de aula. A valorização dos servidores públicos será prioridade.

Diário: A campanha já está na rua e o que o senhor mais ouve da comunidade?
Lorival: Eles cobram melhoria no atendimento na saúde e saneamento básico. Pretendemos levar água tratada para mais 10 bairros. É necessário investir em saneamento. Com isso, estamos fazendo saúde. Queremos dentro de quatro anos levar asfalto a todas as ruas e setores. Hoje existe na prefeitura a usina de asfalto. Queremos  aproveitar o mão de obra local e melhorar as vias públicas.

Diário: E a questão das estradas?
Lorival: O produtor rural precisa de poio e uma secretaria de agricultura com incentivo e apoio técnico junto com as agroindústria que já existem na região. É necessário também incentivar a chegada novas agroindústria. Para isso, primeiro temos que melhorar as estradas e substituir as pontes de madeira por concreto e construir galerias.

Diário: Se eleito, como será a relação com o governo?
Lorival: Sou um deputado da base aliada do governo e o governador Confúcio Moura indicou o professor Enoc para ser o nosso vice. Temos bom relacionamento com o governo, mas vamos precisar do apoio em Brasília dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e dos deputados federais Marinha, Moreira Mendes, Marcos Rogério e Natan Donadon. Vamos buscar recursos para investir na região.

Diário: E a cultura e esporte?
Lorival: Pretendemos concluir o teatro municipal e projetar novas  praças e áreas de lazer em bairros da periferia. Levar academia para terceira idade e  apoiar o esporte local em todas as modalides.

Diário: Na área social, o que priorizar?
Lorival: Hoje o município tem um déficit muito grande na área habitacional. Pretendo buscar parceria por meio do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Existe um déficit de mais 2 mil casas em Ariquemes. Além de ampliar programas sociais da prefeitura e com o plano futuro do governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário