19 de julho de 2012

Ariquemes - Adelino apresenta plano de metas para município


Maisa e o candidato a prefeito de Ariquemes, Adelino 

Porto Velho, Rondônia - Saúde, educação, segurança, atrair indústrias e investir na prevenção familiar no combater ao avanço das drogas no município. As metas de governo foram apresentadas pelo candidato a prefeito de Ariquemes, deputado estadual Adelino Follador (DEM) e serão priorizadas a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2013, caso ele seja eleito prefeito do município de Ariquemes. 
Adelino é funcionário do Estado e ocupa a função de técnico agrícola. Ele nasceu no município de Barão de Cotegipe (RS) e chegou na região de Ariquemes em 1977. Foi administrador do Núcleo de Apoio Rural (Nuar) e chegou em Rondônia atraindo pelo processo de ocupação da Amazônia. 
Ele tem como candidata a vice-prefeita a presença de uma mulher:  Maisa Giffoni de Oliveira (PSDC), e encabeça a coligação “Rumo novo com a força do povo” que é formada pelos seguintes partidos: DEM, PSDC, PV, PTN, PSDB, PR, PCdoB, PRP e PTdoB. Ao todo são 54 candidatos a vereador. “Nossa campanha será honesta e barata”, garante.


Diário: Como ingressou na vida pública?
Adelino: Ocupei várias funções em entidades e grupos comunitários na região de Ariquemes. O meu envolvimento nesses movimentos sociais foi importante para minha carreira política. Fui responsável pela criação do conselho comunitário do município. Esse trabalho me rendeu o cargo de vereador na gestão do ex-prefeito Ernandes Amorim. Fui também vice-presidente da Câmara. Após a emancipação de Cacaulândia, mudei meu domicílio eleitoral e resolvi disputar a prefeitura, sendo eleito. 


Diário: Fale da experiência da primeira eleição para prefeito?
Adelino: Essa eleição foi uma surpresa para mim. Isso aconteceu em 1992. Na época eu estava filiado ao PTR. Derrotamos o grupo do ex-senador Ernandes Amorim e nossa coligação elegeu cinco vereadores. Em 1996 disputamos a prefeitura e ganhamos novamente com mais de 72% dos votos válidos. Foi sinal que a população aprovou o nosso trabalho. 


Diário: Qual motivo da renúncia do cargo de prefeito?
Adelino: Foi justamente para ser candidato a prefeito na cidade de Ariquemes, mas não venci as eleições. Fui convidado para ser secretário de Agricultura na gestão do ex-prefeito e hoje governador Confúcio Moura. Depois decidi disputar o cargo de deputado estadual e fui eleito com 8.140 votos.


Diário: Porque ser prefeito de Ariquemes?
Adelino: Hoje seria mais cômodo eu permanecer como deputado na Assembleia Legislativa. Vinhemos para fazer história e fazer mudança. Tem que conquistar a família, as pessoas e os partidos coligados. E isso nos fizemos. É um desafio para qualquer cidadão ser prefeito da sua cidade e principalmente de nós que vivendo na política e respiramos política. Um vive em função do outro. O trabalho nosso desenvolvido ao longo do ano nos credencia para o cargo de prefeito.  Todas as minhas contas de homem público foram aprovadas pelo Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores. Sou ficha limpa.

Diário: Sendo eleito, quais são as prioridades?
Adelino: A saúde é uma cobrança da população. Precisamos melhorar a trafegabilidade nas estradas vicinais, investir na educação e trazer indústrias para gerar novos empregos. Está em nosso plano de governo   investimentos na infraestrutura da cidade, psicultura e educação. Os professores terão a oportunidade de opinar na indicação do secretário de Educação. Queremos desenvolver ainda um projeto especial de moradia às pessoas que estão na área de risco. Esse programa será destinado às famílias de baixa renda. 


Diário: Percebe que sua campanha é pautada em defesa da família. O que motivou essa bandeira? 
Adelino: A nossa campanha valoriza muito a questão familiar. A educação é importante para combater o avanço das drogas. Vamos desenvolver campanhas de fortalecimento do lar familiar e alertar à sociedade os prejuízos decorrentes do consumo de drogas. Contamos com apoio de organizações sociais e entidades. Nossa meta é  valorizar a família. A desestruturação das famílias está prejudicando a sociedade.  Ao mesmo tempo, vamos ampliar o número de áreas de lazer para incentivar os jovens à prática de esportivas e fazer parceria na área da saúde para recuperar dependente químicos.  A minha candidata a vice-prefeita é uma mulher, o que fortalece a força da mulher na sociedade. Ela é graduada e tem amplo conhecimento no serviço público e experiência em diversas áreas. 


Diário – Qual desafio maior de Ariquemes?
Adelino – Hoje o desafio maior é o esgoto. Vamos buscar parcerias com a bancada federal de Rondônia na questão do esgoto da cidade. Também temos que melhorar a infraestrutura do município. Construir mais áreas de lazer. Queremos mudar a imagem do município. O que me chama muita atenção é a questão urbanística da cidade que precisa ser mudada.  A revitalização da BR-364 no perímetro urbano será prioridade. Hoje a pista foi duplicada, mas falta urbanizar. Para isso vamos buscar parceria com os governos estadual e federal. 


Diário: Sua candidatura tem apoio do governador?
Adelino: Sou parceiro do governador desde 1982, quando ele chegou para trabalhar no município. O que ocorreu foi que o PMDB demorou muito tempo para definir candidatura própria. A indecisão do atual prefeito Márcio Raposo (DEM) de não disputar à reeleição, retardou o nosso trabalho de candidatura própria. Mas tudo foi resolvido. O governador deve ficar neutro nesse momento. 


Diário: Qual avaliação que o senhor faz do governo Confúcio e do atual prefeito?
Adelino: Confúcio Moura faz um governo razoável. Ele precisa melhorar no setor produtivo. A saúde já melhorou bastante juntamente com a educação. A administração do prefeito Márcio Raposa está boa, o que faltou foi maior participação política nas questões do município. 


Diário: Como fazer para gerar emprego?
Adelino: Já estamos conversando com empresários sobre o tema e vamos priorizar a construção da área industrial, tendo em vista que o setor madeireiro está passando por momento delicado. Queremos incentivar a vinda de novas indústrias e aproveitar a mão de obra dos jovens. A questão da energia já está resolvida.


Autor: Marcelo Freire/Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário