18 de março de 2012

Porto Velho tem melhor índice de gestão fiscal, revela Firjan

Acreditem. Apesar da paralisação das obras dos três viadutos, do esgotamento sanitário e do sistema de água tratada, o município de Porto Velho está entre as melhores capitais do
País que recebeu nota de excelência na gestão fiscal.


Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), instituído pelo Sistema Firjan (Federação
das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro ) para avaliar a qualidade de gestão
fiscal dos municípios brasileiros.

Melhor desempenho fiscal entre as capitais brasileiras e 12º lugar no ranking nacional, Porto Velho foi avaliada com conceito A em todos os indicadores, exceto no IFGF Gasto com Pessoal, em que recebeu conceito B.

Na capital rondoniense, segundo o IFGF, o aumento da arrecadação originado das obras de usinas hidrelétricas permitiu que a prefeitura investisse sem precisar postergar despesas nem se endividar para financiar os projetos.

Por outro lado, quase 65% dos municípios brasileiros estão em situação fiscal difícil e ou em situação crítica. As regiões Sul e Sudeste, de acordo com a Firjan, e concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

Veja o resultado em Firjan

Nenhum comentário:

Postar um comentário