17 de agosto de 2011

MP altera demarcação de parque e garante mais uma usina para Rondônia






A presidente Dilma Rousseff assinou Medida Provisória alterando os limites de unidades de conservação o que permitirá obrigar o conteiro de obra da Hidrelétrica de Tabajará, no município de Machadinho do Oeste. O investimento é uma das obras previstas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sua construção dependia da alteração dos limites do Parque Nacional Campos Amazônicos, criado em 2006. A previsão é que a hidrelétrica produza 350 megawatts (MW).


Para o projeto seguir adiante, faltava tirar do caminho da obra as restrições impostas às unidades de conservação, o que aconteceu com a edição da Medida Provisória. O Parque Nacional Campos Amazônicos perdeu ao todo, por meio da MP, 340 quilômetros quadrados e ganhou outros 1,5 mil quilômetros quadrados. A medida contempla também as usinas de Jirau e Santo Antônio, em Porto Velho. As duas obras fazem parte do PAC I e estão em ritmo bastante acelerado.

No ano passado, técnicos das empresas Furnas, Eletrobrás, Queiroz Galvão e Eletronorte, já estiveram no município participando de audiência pública para promovida pela Câmara dos Vereadores no espaço cultural Maria Andrade Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário