18 de agosto de 2011

Lagos de usinas em RO também sofreram alterações





A Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff alterando unidades de conservação na região de Machadinho do Oeste, em Rondônia, além de garantir a construção da usina de Tabajara, atingiu também a área que servirá de lago para as usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Porto Velho.

No caso do Parque Nacional Mapinguari, o ajuste ocorreu por conta da revisão do alcance do canteiro de obras e dos lagos das hidrelétricas. A perda de 70 quilômetros quadrados teria sido compensada com um acréscimo feito anteriormente em permuta com o Estado de Rondônia, ocorrida ainda na gestão do ex-governador Ivo Cassol (PP).


O Parque Nacional da Amazônia perdeu agora 280 quilômetros quadrados, supostamente compensado, com folga, por acréscimo anterior a pouco mais de 1 mil quilômetros quadrados.


Área foi alvo de pesquisa


O Ministério Público Federal em Rondônia, segundo matéria distribuida pela assessoria de imprensa em maio deste ano, recomendou a suspensão imediata de pesquisa e lavra de minerais dentro e no entorno do Parque Nacional Mapinguari, antigas estações ecológicas Mujica Nava e Três Irmãos.


A recomendação do MPF foi para que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) suspenda as autorizações emitidas para a Mineração Xacriabá e Cooperativa dos Garimpeiros de Mutum Paraná (Coogampa). A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) também deve suspender as licenças ambientais expedidas naquela área para as mesmas mineradoras


Leia ainda:


Nenhum comentário:

Postar um comentário