5 de maio de 2011

PMDB e PT devem se enfrentar nas eleições de 2012 em Rondônia






O sucesso nas urnas com a vitória de Dilmar Rousseff (PT) e Michael Temer (PMDB) não será suficiente para unir as duas legendas nas principais cidade de Rondônia, em especial nos municípios de Porto Velho, capital do Estado, Ariquemes e Cacoal, principais colégios eleitorais do Estado.

Em Porto Velho, nas eleições de 2008, o PT saiu vitorioso das urnas com a dobradinha Roberto Sobrinho (PT) e Emerson Castro (PMDB). O pestista teve sua prestação de contas da campanha de 2008 reprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo parecer do ministro Arnaldo Versiani, que canetou também o vice-prefeito Emerson Castro.

Em Ariquemes, o PMDB caminhada para uma boa aproximação com o DEM, cujo partido tem a liderança Márcio Raposo, prefeito da cidade e que foi vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Confúcio Moura, hoje governador de Rondônia. Moura vem fornecendo todas as condições para que seu antecessor tenha êxito na administração de Ariquemes. Márcio Raposo poderá disputar a reeleição com o apoio de Confúcio.

Na cidade de Cacoal, o PT enfretará problemas para administrar um arco de aliança. Padre Franco, prefeito da cidade, sofre com sua rejeição no comando da administração da Capital do Café. Sua vice, Raquel Duarte (PMDB), faz de tudo para levantar o índice de aceitação de Padre Franco, missão essa que tem sido difícil. As atenções estão voltada para a deputada estadual Glaucione Neri (PSDC), que poderá ter um adversário a altura, caso o pastor Nelson Lutemberg decida concorrer ao Palácio do Café.

Separação anunciada - Nas eleições de 2008, das 26 capitais, as duas legendas estiveram em palanques opostos em 17 cidades. A diferença é que naquela época, as duas legendas não dividiam o teto do Palácio do Planalto com Dilma Rousse e Michael Temer. Segundo integrantes dois dois partidos, a separação das legendas deve atingir pelo menos 18 capitais.

O senador Valdir Raupp está no comando da presidência nacional do PMDB e trabalha para que o partido lance o maior número de candidatos a prefeito nos 52 municípios de Rondônia, com todo o aval do atual governador Confúcio Moura. A militância peemedebista de Porto Velho já trabalha nomes como; deputado Zequinha Araújo (PMDB), segundo mais votado do Estado, e o atual secretário de obras, Aberlado Castro.

Por outro lado, o PT da Capital apostará nos deputados Ermínio Coelho e Epifánia Barbosa. O primeiro teria aval da militância local e a segunda parlamentar tem a simpatia do prefeito Roberto Sobrinho.

Acordo - Nesse sentido, PT e PMDB começam a trabalhar um acordo para eleição de primeiro turno nos principais colégios eleitorais de Rondônia, que passa a evitar ataques a governo da presidente Dilma Roussef. No caso de Rondônia, segundo estrategistas do Palácio do Planalto, será considerado a característica local.

O PT ficou sem representante no Senado Federal após a derrota da ex-senadora Fátima Cleide. Já o PMDB saiu fortalecido das urnas com a vitória de Valdir Raupp (reeleito para mais 8 anos), que terá missão importante de conduzir o processo eleitoral no Estado, sob a presidência nacional da legenda e do vice-presidente da República, Michael Temer.


Leia ainda:
PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ROBERTO SOBRINHO REPROVADAS PELO TSE


RAUPP VAI CONCLUIR MANDATO DE MICHAEL TEMER ATÉ 2012


RAUPP E ACIR ASSUME CONSELHO DE ÉTICA NO SENADO FEDERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário