19 de março de 2011

O Globo: Belo Monte, Sto.Antônio e Jirau têm histórico de incidentes


Consideradas fundamentais pelo governo para atender à crescente demanda de energia no país, as usinas de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau já têm um histórico de incidentes e protestos.

Até o governo da Bolívia reclamou da construção das hidrelétricas do Rio Madeira, preocupado com o risco de proliferação de doenças perto da fronteira.

Em 2009, manifestantes bloquearam a estrada que dá acesso ao canteiro de obras da Jirau para denunciar uma suposta extração de madeira ilegal. O consórcio Energia Sustentável ainda é acusado de usar métodos de trabalho que remetem à época da exploração da borracha.

Já Belo Monte, no Rio Xingu, teve problemas no leilão que definiu os responsáveis por sua construção. O processo chegou a ser cancelado duas vezes. Após a vitória do consórcio Norte Energia, a usina teve a implantação do seu canteiro de obras embargada pela Justiça do Pará.

Os trabalhos foram retomados na semana passada, após a derrubada de uma liminar. Mas a Organização dos Estados Americanos (OEA) pede ao governo brasileiro informações sobre a forma como está sendo conduzido o licenciamento para a hidrelétrica.

O órgão atende a um pedido do Movimento Viva Xingu e de outras 40 entidades socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário