7 de agosto de 2010

Teremos brevemente novo reajuste na conta de energia


Começou a tramitar na Câmara Federal a Medida Provisório 487, autorizando uma capitalização de R$ 80 Bilhões ao BNDES. Mas o que isso tem a ver com reajuste na conta de energia elétrica em Rondônia? Explico: Uma das propostas da MP exige que o consumidor pague pela energia de hidrelétricas em construção, mesmo sem recebê-la.


Pelo texto, quando ocorrer atraso nas obras de transmissão e distribuição necessárias para levar a energia aos centros de consumo, quem arcará com o prejuízo serão as concessionárias e comercializadoras de energia.

Esse custo, no caso das distribuidoras, será repassado ao consumidor por meio de aumento de tarifa.As modificações foram feitas para beneficiar as três maiores hidrelétricas em construção no país, em que a Eletrobras ou suas subsidiárias têm participação: Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (RO), e Belo Monte, no rio Xingu (PA).


A usina de Santo Antônio, que será a terceira maior do Brasil e representa um investimento de R$ 13 bilhões, será antecipada em um ano: o início da operação, anteriormente previsto para novembro de 2012, deverá ocorrer em novembro de 2011. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário